Introdução

O Autocom3 oferece recursos para personalizar os acessos dos usuários ao sistema, evitando que haja acessos a informações confidenciais dentro do sistema, restringindo ações dentro do sistema e deixando o sistema mais simples de utilizar, removendo acessos a recursos que não serão utilizados.

Por isso é bastante importante que tenhamos conhecimento de qual é o perfil de uso do sistema pelos nossos clientes, para que possamos personalizar os acessos de acordo com a realidade dele.

Recursos liberados na licença

Os recursos que ficam disponíveis para os clientes dependem tanto do segmento que ele irá utilizar quanto a liberação desses recursos na licença. Portanto, caso algum recurso não esteja disponível é necessário verificar se o recurso atende o segmento configurado e se o recurso pode estar disponível para o cliente. A visualização da licença pode ser feita pelo painel do cliente no Interno, software de pelos analistas da Autocom3.

Vídeo

Configuração dos acessos

Acesse o Menu iniciar > Usuários e senhas

Teremos as seguintes opções:

OBS: Caso estejamos configurando uma rede de lojas será como a imagem acima, com os cadastros do ERP do Servidor central e abaixo os acessos das Filiais. Caso seja loja única só teremos as opções da loja única.

Módulo personalizado

Através do módulo personalizado podemos inserir todos acessos as telas do sistema em um só modulo, facilitando o acesso aos recursos do sistema. Nessa opção vamos configurar os acessos que TODOS USUÁRIOS poderão ter disponíveis no módulo personalizado e posteriormente iremos restringir a cada usuário, através dos perfis ou acessos individuais.

OBS: Importante deixar sempre marcado no personalizado todas opções de configuração e restringir de acordo com o usuário.

Exemplo de módulo personalizado:

Perfis

Criar perfis é o mais recomendado para todos clientes, pois facilita que os próprios responsáveis pela empresa possam criar os acessos de forma mais simples. Os perfis são acessos ficam salvo em um PERFIL e depois podem ser facilmente atrelados ao um usuário.

Para criar um novo perfil clique em Incluir:

 

Defina um (1) Nome pro perfil a ser criado e o (2) tipo de PERFIL.

Temos 2 tipos de perfis que podem ser criados:

  • Módulo a módulo – O cliente irá ter todos módulos visíveis e cada módulo tem os acessos aos recursos
  • Módulo personalizado – Todos acessos do cliente estarão em um único módulo, facilitando o acesso aos recursos

Após inserir os dados, clique em salvar.

Agora vamos definir os privilégios, clicando em Alterar Privilégios:

Para definir os acessos temos que selecionar quais acessos o Perfil que estamos editando terá. Comece com tudo desmarcado e vá marcando de acordo com  as necessidades de cada perfil que usará o sistema.

Libere os acessos de acordo com  os níveis. Cada nível marcado marca ou desmarca os próximos automaticamente, exceto os de nível exclusivo.

Os recursos de nível exclusivo são os acessos mais específicos, por isso necessitam de autorização individual e devem ser marcados somente se for realmente necessário, pois tem acessos a cancelamentos, ajustes de estoque, estornos, negociações, etc.

Atenção aos acessos de usuários e senhas:

  • Não deixar marcado o cadastro de usuários e senhas a não ser a que a pessoa realmente fique responsável por isso ou seja dona da empresa, pois mesmo que os acessos sejam limitados, caso tenha acesso liberado poderia fazer alterações.
  • Os acessos de alteração, inclusão e remoção de registros valem para todo o sistema, então se estiverem desmarcados, praticamente todas operações serão afetadas e o sistema ficará bloqueado na maioria das operações.

É possível importar os acessos de outro perfil ou usuário, através do botão IMPORTAR:

Escolha o perfil ou usuário (1) e clique em importar (2), que os acessos serão importados e poderá ser editado de acordo com a nova necessidade

Usuários do ERP

Nessa tela iremos definir os usuários, senha e caso seja rede de lojas, qual a loja esse usuário poderá acessar.

Para iniciar clique em incluir:

Agora vamos definir os dados de acesso:

  1. Nome do usuário que será usado para acessar o sistema.
  2. Definir a senha que será usada (não há requisitos de complexidade, mas é recomendável criar uma senha forte)
  3. Loja – Caso seja rede de lojas, colocar o numero da loja que receberá esse usuário. Por exemplo,  se colocarmos o loja 5, o usuário só poderá logar na loja 5 e não terá acesso ao sistema em outras lojas. Caso o usuário precise de acesso em mais de uma loja, coloque o valor 0 nesse campo e ele poderá usar esse acesso em todas lojas.
  4. Que tipo de privilégios de acesso será usado. Pode ser:
    1. Privilégios criados especificamente para esse usuário, modulo a modulo.
    2. Utiliza um perfil pré-definido e criado nos Perfis, conforme tópico anterior (recomentado).
    3. Privilégios criados especificamente para esse usuário, dentro do módulo personalizado.
  5. Caso tenha escolhido no item 4 usar um perfil pré-definido, escolher qual o perfil.
  6. Salvar

Caso tenha escolhido no item 4 a opção 1 ou 3, devemos clicar em Alterar Privilégios e definir os acessos, da mesmo forma como são criados os acessos dos perfis.

Nessa tela temos também acesso ao histórico de acessos ao sistema, onde é mostrado a data e hora que o usuário acessou o Autocom3.

O histórico é exibido conforme imagem abaixo:

Usuários do site e APP

Nessa tela definimos os acessos que os usuários do cliente terão na área do cliente no site da Autocom3 ou no APP área do cliente.

Clique em incluir e depois defina:

  1. Nome do usuário
  2. Tipo: Proprietário, Funcionário ou Contador
  3. Acesso: Tudo, Financeiro, Consulta, Downloads ou XML
  4. Login: Acesso que será utilizado no site
  5. Senha: Senha que será utilizada para acesso no site (não há requisitos de complexidade, mas é recomendável criar uma senha forte)
  6. Email do usuário

Clique em salvar e depois é só acessar o site ou app.

Usuários x Privilégios

Tela que mostra resumidamente quais usuários tem acesso a determinado recurso:

Usuários do PDV

Onde é definido os acessos dos usuários do PDV. Os acessos são pré-definidos e temos os seguintes acessos:

  • Operador
  • Fiscal de Caixa
  • Gerente com acesso completo

Devemos definir:

  1. Loja – Caso seja rede de lojas, colocar o numero da loja que receberá esse usuário. Por exemplo,  se colocarmos o loja 5, o usuário só poderá logar na loja 5 e não terá acesso ao sistema em outras lojas. Caso o usuário precise de acesso em mais de uma loja, coloque o valor 0 nesse campo e ele poderá usar esse acesso em todas lojas.
  2. Nome do acesso (Será listado no PDV em ordem alfabética ao fazer entrada do operador)
  3. Atribuição:
    1. Operador
    2. Fiscal de Caixa
    3. Gerente com acesso completo
  4. e 5. Senha e confirmação de senha (recomendamos senhas de apenas números, pois é mais fácil de lembrar e pode ser gerado cartões com códigos de barras por empresas que fazem crachás e lido no PDV)

Informações sobre os acessos de Fiscal de caixa e Gerente. Esses acessos podem ser alterados somente pela licença:

Recursos do PDV – Funções de fiscal e gerencia no PDV

Print Friendly, PDF & Email