Cadastro de Categoria de Vendedores

Para cadastrar um vendedor, o primeiro passo é que exista já cadastrado as categorias de vendedores que serão utilizados na empresa. Para realizar um cadastro, acesse o menu Tabelas > Diversas > Categoria de Vendedores.

Clique em adicionar, clique no botão Adicionar  ou use o atalho ALT+W para criar uma nova categoria:

Nessa tela iremos preencher:

Nome da categoria – Um nome pra identificar essa categoria de vendedor. Ex: Vendedor Interno, Vendedor Externo, Vendedor por Ordem de pagamento, Comissionado, Motoboy, etc.

Percentual sobre itens vendidos – Preencha o percentual que o vendedor irá receber sobre cada item vendido, caso essa categoria seja de vendedores comissionados por itens vendidos. Esse percentual será aplicado nos itens vendidos, independente da forma de pagamento escolhida. Caso haja produtos que a comissão seja diferenciada, deve-se informar essa condição no produto e no cadastro do vendedor.

% para vendedores que ganham comissão pelo valor da venda – Preencha nesse caso os percentuais de comissão que os vendedores irão receber dependendo da forma de pagamento feita pleo cliente. Exemplo: Vendedor pode receber 10% de comissão nas vendas em dinheiro e 5% nas vendas em cartão de crédito.

Caso o vendedor receba por ordem de pagamento, ou seja, de acordo com o recebimento das parcelas da venda, deve-se ser utilizado essa opção também.

Configuração para motoboys – Caso a categoria seja de motoboys, deve-se escolher como será feito o pagamento para o motoboy:

1 – Valor Fixo por cada entrega – A cada entrega feita pelo motoboy ele recebe uma quantia. Informar o valor no campo “Valor”

2 – Valor Fixo ou Valor da entrega do bairro (o que for maior) – Motoboy recebe um valor fixo, porém se o valor da entrega em determinado bairro for maior, será utilizado o valor da entrega no bairro. Deve-se configurar as taxas dos bairros no Cadastro de bairros e taxas de entrega.

3 – Valor fixo de diária – Nessa opção não importa a quantidade de entregas que o motoboy fez, ele receberá uma diária em um valor fixo a cada dia que ele for identificado na venda.

4 – Nenhum – Utilize essa opção caso não gerencie a comissão do motoboy pelo sistema, porém gostaria de ter o controle de quem está fazendo as entregas.

Finalizado o cadastro da categoria, deve-se cadastrar os vendedores, conforme abaixo:

Cadastros Diversos – Vendedores

Print Friendly, PDF & Email