Cadastro de Vendedores

No Autocom3 temos vários tipos de cadastros de vendedores, com diferentes formas de comissionamento para que as vendas dos seus vendedores possam ser analisadas e que as comissões possam ser configuradas da maneira que melhor atenda sua empresa.

Para realizar o cadastro de um novo vendedor primeiro você deve ter a categoria dele configurada, que é onde irá ser configurado os percentuais de comissionamento. Siga o tutorial nesse link: Cadastro de categorias de vendedores

Tendo a categoria cadastrada, acesse o menu Tabelas > Diversas > Cadastro de Vendedores:

Clique em adicionar, clique no botão Adicionar  ou use o atalho ALT+W para cadastrar o novo vendedor:

Nessa tela iremos preencher os seguintes dados:

  1. Nome – Nome que irá identificar o vendedor
  2. Loja – Caso seja rede de lojas, informar qual loja o vendedor trabalha. Caso o vendedor trabalhe em várias lojas, informar o número 00000. Caso não seja rede de lojas não é necessário preencher.
  3. Telefone – Telefone do vendedor, campo opcional.
  4. CPF – Cpf do vendedor, campo opcional. Caso a loja seja uma farmácia e trabalhe com PBM Farmácia Popular, recomenda-se preencher esse campo, pois evita que o vendedor digite o CPF dele em todas vendas, sendo utilizado o que está cadastrado ai.
  5. Senha – Caso deseje, o vendedor pode ter uma senha para acessar o balção de pré-vendas. Essa configuração deve ser habilitada na configuração do sistema.
  6. Categoria – Informar a categoria do vendedor, que foi cadastrada previamente no cadastro de categoria de vendedores. Lembre-se que esse campo é importante pois os percentuais de comissão serão calculados de acordo com o cadastro da categoria.
  7. Figura – A figura do vendedor pode ser:
    1. Vendedor padrão – A figura mais comum, utilizado para identificação no PDV, na pré-venda, notas, pedidos e orçamentos.
    2. Vendedor agregado – Utilizado com um segundo vendedor que também seria comissionado, caso queira, e informado em Notas, Pedidos e Orçamentos. Útil em casos que as vendas tenham 2 envolvidos, como um vendedor da loja e um indicador ou representante externo
    3. Executor de Serviços – Utilizado para identificar quem é o responsável pelo serviço ou instalação de algum equipamento. É informado em cada item da venda, opcionalmente.
    4. Motoboy – Utilize para identificar os motoboys nas entregas.
  8. Tipo de comissionamento – Temos os seguintes tipos de comissionamento: 
    1. % sobre as vendas + comissão de produtos diferenciados – Nessa opção o vendedor irá receber em todos produtos vendidos que ele for identificado na venda um percentual sobre as vendas, que é o percentual cadastrado na categoria, e caso algum produto vendido tenha uma comissão diferenciada o vendedor receberá a comissão do produto, seja ela acima ou abaixo do valor de comissão da categoria. Necessário cadastrar a comissão individualmente no produto ou serviço que tiver a comissão diferenciada.
    2. % sobre as vendas – O vendedor irá receber de comissão o valor percentual cadastrado na categoria em todos produtos vendidos.
    3. Comissão apenas de produtos diferenciados – Vendedor receberá a comissão somente nos produtos que tiverem a comissão diferenciada informada.
    4. % sobre a forma de pagamento, com comissão paga no ato do recebimento do título – O vendedor irá receber a comissão de acordo com os percentuais informados em cada forma de pagamento cadastrada no sistema. Caso a venda seja parcelada, a comissão será liberada apenas quando o titulo gerado no parcelamento for recebido no contas a receber. Tipo de comissão muito usada em empresas que fazem muitas vendas parceladas.
    5. % sobre a forma de pagamento, com comissão paga no ato da venda – O vendedor irá receber a comissão de acordo com os percentuais informados em cada forma de pagamento cadastrada no sistema. Porém, as comissões serão liberadas assim que a venda é faturada, mesmo que a venda seja parcelada.
    6. Sobre entregas – Utilizado para gerar os pagamentos dos motoboys. Os valores serão gerados de acordo com o que está cadastrado na categoria de vendedores
    7. Personalizado – Tipo de forma de pagamento em que será personalizado o comissionamento, com desenvolvimento interno do sistema
    8. Inativo – Os vendedores não podem ser excluídos para manter o histórico de vendas consistente. Caso o vendedor não trabalhe mais na empresa ou tenha ido para outar função, marca-lo como inativo.
    9. Sem comissão, mas com gratificação – Nesse tipo o vendedor não recebe comissão e é utilizado para os casos em que deseja apenas que o vendedor seja identificado nas vendas, porém sem comissão. Pode-se opcionalmente configurar uma comissão por gratificação para o vendedor, utilizando o cadastro de gratificações.

Identificando o vendedor no PDV

Caso deseje que o vendedor seja identificado em todas vendas do PDV, deve-se habilitar a seguinte configuração, acessando as Configurações do Sistema > Diversos > Vendas e configurar a opção “Identificar vendedor no início das vendas” como SIM:

Obs: Caso exista produtos com comissão diferenciada no cadastro de produtos, ao registrar esses produtos na venda do PDV, será exigido o vendedor mesmo que a configuração acima esteja como NÃO.

Para identificar o vendedor será necessário digitar código cadastrado.

Identificando o vendedor na pré-venda

Em todas vendas pela pré-venda, logo ao iniciar a venda a primeira tela que irá ser exibida é a de identificação do vendedor, onde será pedido o código do vendedor.

Identificando o vendedor em orçamentos, pedidos de vendas e notas fiscais de venda

O vendedor principal é obrigatório de ser identificado nos orçamentos, pedidos de vendas e notas fiscais.

Ao criar um novo orçamento, pedido de venda ou nota fiscal, será exibido na tela de edição a lista com os vendedores cadastrados, basta selecionar o desejado:

Obs: O vendedor agregado não é obrigatório, podendo ser utilizado apenas quando for necessário.

Saiba mais

Para saber as comissões a serem pagas aos vendedores, acesse o link: Comissões a pagar

Para saber o ticket médio dos vendedores, acesse o link: Ticket Médio

Print Friendly, PDF & Email